O Início
Olhando para os lados me perguntei: O que estou fazendo aqui? Não tenho tempo para mais nada, só trabalho! Preciso estudar, pois isso que me dá vida.
Foi nesse pensamento que em 2016 resolvi fazer o ENEM e concorrer a uma vaga numa Universidade para fazer outro curso de graduação.
Fiz os dois dias de provas e aguardei o resultado. Com minha pontuação em mãos fui tentando saber em qual instituição e curso eu pararia. De início, tentei Direito e Línguas Estrangeiras Aplicadas, na Universidade Estadual de Santa Cruz, mas a nota de corte me tirou desse páreo. Tentei Ciências Contábeis e Matemática, novamente, na UESC, Não deu para Contábeis, mas dava para Matemática, mas mesmo assim tinha que verificar a nota de corte. Não deu novamente. Nos dois últimos dias, resolvi mudar de estratégia. Verifiquei os cursos da Universidade Federal do Sul da Bahia, na minha cidade de Itabuna. É, vamos tentar!
Me inscrevi para Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, na UFSB e Matemática, na UESC.
Eu queria mesmo era Matemática. Mas, o destino sabe o que faz. Esqueci de colocar a minha desejada em primeira opção. Não deu outra: fiquei para a lista de espera da UFSB em BI em Humanidades.
Surgiu a vaga, me matriculei. Não é que o curso é bom! A proposta da Universidade é diferente e isso é legal. Passei anos na UESC, era bom, mas o ensino é tradicional. Já a proposta da UFSB é diferente. Você vai ter as básicas para o seu primeiro ano. Aquelas obrigatórias. Mas, você poderá pegar os Componentes Curriculares (disciplinas) que você quer cursar, além das necessárias para o seu curso. Daí você desenvolverá a sua ideia para ver se é aquilo mesmo que você escolheu ou parte para outro curso.
Gostei!
Agora, sigo em frente.
Obrigado, UFSB!
Luciano: e agora, passados quase três anos? Ainda vale a pena? Pelo teu empenho parece que sim...
ResponderExcluirCom toda a certeza, vale sim, Prof. Joel! Eu estou fazendo o que gosto. Estava muito "preso" em um trabalho que eu não gostava de fazer e agora estou retornando aos conhecimentos. Obrigado!
Excluir